Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



10 anos de Blogs do SAPO

05.11.13

Comecei no serviço do Blogspot, passando posteriormente para alojamento pago e com o domínio próprio danielmarques.net que me fora oferecido pelo Eduardo Maio.

Entretanto, em determinada altura publiquei um texto referente aos Blogs do SAPO em que criticava certas limitações que o serviço eventualmente apresentava. Como resultado disso recebo na caixa de comentários as contraposições da Maria João Nogueira – sempre muito activa, diga-se – que me tentou demover e convencer do contrário.

A argumentação apresentada fazia sentido. Tratava-se de um serviço com as suas limitações, mas que tinha o grande benefício de não nos preocuparmos com actualizações e gestão de alojamento nem com manutenções chatas e preocupações de segurança. Quem aderia aos Blogs do SAPO teria como única preocupação a produção de conteúdo no seu espaço pessoal. O resto estava a cargo de uma equipa, essa sim, com a preocupação de manter o serviço em funcionamento o melhor possível.

A promessa da melhoria das funcionalidades do serviço concretizou-se. A equipa tinha como foco as preferências dos utilizadores, e quem fosse novo no bairro receberia hospitalidade e acolhimento exemplar.

Daí que abandonei o alojamento pago e mudei-me para os Blogs do SAPO. O acolhimento e a atenção que a equipa despende são fora de série. O subdomínio danielmarques.blogs.sapo.pt tem uns anos, mas não sei precisar quantos, porque já teve diversos arquivos entretanto apagados, não havendo um registo dos mesmos.

Mais recentemente, e sempre na busca de novas funcionalidades e melhoria do serviço, passou a ser possível possuir um domínio próprio, fazendo o domínio danielmarques.pt no próximo dia 4 de Dezembro um ano.

Até o design do meu espaço deixou de ser um problema, graças ao Emanuel Moreira que sempre se disponibilizou e criou cenários interessantes e muito a ver comigo, onde o meu conteúdo actuava e se diluía. Já mais recentemente, o Pedro Neves ofereceu-me parte do seu tempo, criando este visual mais recente, em que o farol tem ligação a uma história de amor que os Blogs do SAPO criaram.

Foi através deste serviço que conheci a Irene. Cada um com o seu espaço pessoal mas posteriormente convidados para um blogue colectivo, que nos uniu vai fazer no próximo dia 11 cinco anos. Metade da existência dos Blogs do SAPO.

Assim, obrigado à Maria João Nogueira e ao Pedro Neves por tornarem tudo isto real. E pelo jantar oferecido, mas que infelizmente não chegou a concretizar-se. Quem sabe numa ida a Lisboa recebam um contacto nosso, nem que seja para um café.

Autoria e outros dados (tags, etc)

Publicado às 15:22


2 comentários

De Emanuel a 05.11.2013 às 19:14

Boa retrospectiva. O Eduardo Maio trocou-te as voltas ao meu Emanuel!

De Daniel Marques a 05.11.2013 às 20:05

E foi mesmo! Sorry!

Comentar:

CorretorMais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.