Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Serra da Nogueira

17.03.13

O dia nasceu cinzento o que não nos motivou a andar a pé como nos dias anteriores. Assim, e pondo o SUV em andamento, começámos a sair da cidade. Numa dessas saídas fomos à Serra da Nogueira.

Subindo pela Serra da Nogueira, sem saber, passámos pelo maior carvalhal de Portugal a caminho do ponto mais elevado nos 1319 metros de altitude. Nesse cume encontramos um santuário mariano que invoca a Nossa Senhora da Serra para além de um imenso parque de antenas de telecomunicações do qual fazem parte duas gigantescas parábolas. Estas comunicavam com a Europa através de uma ligação com uma outra estação em Artzamendi a 926 metros de altitude no sudoeste francês, a 490 quilómetros em linha recta com Bragança. Esta ligação tinha capacidade para 120 linhas telefónicas, e há quem diga que também tenha sido usada para comunicações secretas. Com o advento das novas tecnologias a ligação ficou inactiva sendo substituída pelas ligações via satélite e por cabo fibra óptica. As parábolas que vemos no topo da Serra da Nogueira foram fabricadas para suportar ventos até 220 quilómetros por hora.

Já a descer a serra e entusiasmados pela (pouca) neve que ainda conseguimos ver, mas também a pensar em regressar numa altura com tempo mais ameno, decidimos visitar um parque de lazer que está equipado com diversas mesas e bancos em pedra, uma churrasqueira, um tanque e baloiços. Situa-se pouco antes de chegarmos ao ponto mais elevado da serra.

Autoria e outros dados (tags, etc)

Publicado às 09:20




Pesquisa