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Será o gasóleo todo igual?

23.11.12

Um estudo da Deco diz que sim. É uma dúvida que já se levanta há tanto tempo, quanto aquele em que os supermercados começaram a disponibilizar combustíveis de marca própria. No entanto, certo é que muitos mecânicos apontam as causas de algumas anomalias a esse mesmo combustível de baixo custo, que os próprios até designam de «qualidade inferior». Outros até, referem a antiguidade do carro como factor a ter em conta, sendo que quanto mais antigo, mais apto ao combustível de baixo custo. Afinal, em que ficamos?

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Publicado às 14:02


5 comentários

De Jorge Soares a 04.12.2012 às 23:01

Só posso falar por mim.


Gasto um depósito de gasóleo por semana. Os meus últimos 3 carros só  utilizaram gasóleo dos hipermercados, primeiro do Carrefour no Montijo e depois do Jumbo em setúbal. 


Um passou para a minha mulher, tem 8 anos e está com 200000 kms e até hoje não teve uma única avaria, o que tenho actualmente vai quase nos 120000 e até hoje não teve o menor problema, o anterior foi vendido com quase 150000 sem um único problema.


Não sei se os combustíveis serão todos iguais ou não, mas posso garantir que não causam o menor dano ao motor.


Jorge Soares

De Eduardo a 07.12.2012 às 12:12

Jorge pode garantir nos seus carros. Pegue num carro com CR e FAP por exemplo e tente a mesma proeza.

Mesmo na gasolina cheguei a ver alguns carros com a luz do motor acesa e quando metiam combustível na BP após algum tempo a luz apagava.

O meu pai também tinha um Peugeot que levava gasolina do Intermarché e não se queixava, mas era uma mecânica mais simples.

De Jorge Soares a 07.12.2012 às 13:24

Confesso a minha ignorância, não sei o que significa CR ou  FAP, o meu carro actual é um Verso de 2010, é um motor actual com turbo, sempre levou Gasóleo do Jumbo e nos 120000 Kms que tem, não teve uma única avaria ou problema.


Mas repito, eu falo por mim e pela minha experiência


Jorge Soares

De Eduardo a 13.01.2013 às 11:36

Jorge CR é Common Rail, FAP é o filtro de partículas. Se tem um Toyota e se faz a revisão na Toyota provavelmente colocam um aditivo para limpar os injectores cada revisão, até nos carros a gasolina o fazem.

Um carro que use combustíveis sem aditivos mas que faça sempre percursos grandes a velocidades constantes e com o motor quente não vai acumular muito carvão e acaba por não acumular tanta sujidade nos bicos dos injectores.

Para fazer 120000 km em 2 anos apenas é porque faz 5000km por mês, isto quer dizer que faz viagens longas e tem uma utilização muito diferente da maioria dos condutores.

De Daniel Marques a 16.01.2013 às 00:32

«Um carro que use combustíveis sem aditivos mas que faça sempre percursos grandes a velocidades constantes e com o motor quente não vai acumular muito carvão e acaba por não acumular tanta sujidade nos bicos dos injectores.»

Uma explicação simples que ajuda a decidir sobre a opção de usar um combustível mais barato. Porque é que os estudos não se fazem com conclusões simples como esta, para que as pessoas percebam e tomem decisões?

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