Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



A rádio bonita

01.01.12

Começo o ano a falar numa personagem do meio rádio que admiro bastante pela perspicácia e visão. Luís Montez tem como base uma empresa de eventos chamada Música no Coração. Com o arcaboiço financeiro originado da realização de diversos festivais de renome, investe no meio rádio, mas de forma inovadora criando rádios bonitas, como o próprio define. De facto, Montez mantém uma das rádios mais bonitas que alguma vez ouvi. Este homem põe no ar rádios de nicho, que não dão lucro por si só, e não teriam forma de sobreviver se não fosse o modo de funcionamento em rede elaborado por Montez, junto com a sua empresa de eventos, não só divulgando os festivais desta, como promovendo artistas pouco conhecidos que posteriormente traz a Portugal pela organização de concertos.

De todos os projectos de Luís Montez, a Rádio Oxigénio é a que mais me preenche. É uma rádio de nicho, bonita, com sons quentes, pouco repetitivos e sempre diferentes ao longo do dia. Esta rádio não cansa e oferece «Música para respirar». A aposta está centrada na electrónica, lounge, ambient, nu-jazz… É de longe a minha rádio favorita no panorama nacional.

Na última entrevista dada por Luís Montez à Marketeer, este refere que não pretende expandir as suas rádios para o resto do país. Explica que «o mercado em Portugal é muito pequeno. E a Grande Lisboa e o Grande Porto é que permitem viabilizar os projectos. Tirando Lisboa e Porto é muito complicado». Assim, é previsível que projectos como a Oxigénio se mantenham fundamentalmente em Lisboa. O resto do país terá de se contentar com a emissão online. Eventualmente poderá chegar ao Porto, onde acredito que tivesse sucesso garantido. Se se encontrarem por Lisboa, sempre podem ir sintonizando os 102.6 FM.

Autoria e outros dados (tags, etc)

Publicado às 18:28